segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Discurso de posse em 14/02/2012

Cumprimento a mesa, na pessoa do Exmo Presidente Júlio Ferrari; cumprimento de forma especial os meus companheiros de partido, vereadores Gildo Abreu e Prof. Leo, estendendo assim os meus cumprimentos a todos os vereadores desta valorosa casa de leis. Cumprimento meus amigos e amigas que vieram aqui me prestigiar e todo o público presente, bem como a imprensa.

Quero agradecer meu velho pai, que aqui está, o qual foi um exemplo de servidor, trabalhando na prefeitura durante mais de 30 anos, sem que eu nunca o tenha visto reclamar do trabalho árduo e que me ensinou valores inestimáveis, como lealdade, honestidade e coragem; agradeço minha querida mãe que torceu, sofreu e muitas vezes derramou seu pranto devido à minha militância. Ensinou-me a nunca perder a ternura, mesmo quando preciso endurecer.

Neste particular, quero fazer um parêntese para pedir perdão a minha  mãe, meu pai e meus irmãos, por tantas vezes tê-los deixado com os corações aflitos, quando eu viajava para Rio, São Paulo, Belo Horizonte e tantas e tantas vezes para Vitória, para Congressos, Seminários, Conferencias e reuniões do Partido dos Trabalhadores. Sei bem que para vocês, sempre era motivo de preocupação. Também tenho ciência da agonia em que ficavam quando saía para participar de manifestações do MST, do movimento estudantil, de sindicatos e quando saía daqui para Vitória, nas manifestações em frente à Assembléia Legislativa, quando o ES vivia mergulhado no mar de corrupção e sob a ditadura do crime organizado. Vocês acompanhavam pela televisão, temerosos por minha vida e minha segurança. Se fez necessário, que assim como eu, milhares de pessoas se levantassem contra o que estava acontecendo, para hoje vivermos melhor, em um Estado que avançou política, econômica,social e culturalmente, e principalmente em termos de democracia.Muito obrigado por terem sempre respeitado minhas decisões, mesmo quando isso os fazia sofrer.

Quero agradecer minha filha Sofia e meu filho Gilberto, por em tão tenra idade, compreenderem minha militância, esta que brota do sonho de ajudar a construir um mundo, um Brasil, Um Espírito Santo e uma Cachoeiro melhor. Quero pedir-lhes que perdoem sua mãe por privá-los de minha presença física, mas nunca de meu amor e meus carinhos, me perdoem ainda por não ser uma mãe comum, dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade. Vocês conseguem compreender a dimensão de minha militância, isto me enche de orgulho.

Quero reverenciar meu saudoso avô materno, Pedro Correia Reis, com quem aprendi a acreditar e sonhar que um mundo melhor, mais justo e igualitário é possível através da atuação política partidária. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores de Cachoeiro e primeiro candidato a prefeito pelo partido, demonstrou grande coragem ao aceitar tal desafio, quando ser petista significava enfrentar  preconceito, discriminação e até perseguição política. Ser petista antes do governo Lula não era para qualquer um, me desculpe os que chegaram depois, é apenas uma observação, porque petista que é petista sabe a dor e a delicia de ser o que é.

Quero fazer uma alusão especial a uma pessoa e  para não ser injusta, gostaria que todos os meus apoiadores se sentissem representados por ele: Monsenhor Rômulo Zagotto, que sempre esteve presente em minhas atuações, me dando força e acreditando na transformação da sociedade através dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada.

Obrigado a todos os companheiros de partido  e também os que não o são, mas que fizeram parte do processo, me apoiaram no  cumprimento da tarefa de ajudar a eleger e reeleger Lula presidente, inegavelmente o melhor até então da história de nosso país, mundialmente reconhecido como um dos principais líderes mundiais da atualidade, que foi protagonista principal das mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais, que fez o Brasil assumir papel de destaque  entre as maiores nações. Que melhorou substancialmente a vida do brasileiro comum, das camadas populares que não tinham vez e agora vemos lotando os balneários, viajando  de avião, comprando automóvel, se alimentando três vezes ao dia, patrocinando mais conforto para a família, adquirindo casa própria, fazendo a roda da economia girar e acima de tudo, andando de cabeça erguida, com dignidade e esperança no futuro.

Quero registrar minha felicidade ao ouvir o médico do hospital Sírio Libanês anunciar que na última tomografia o tumor na laringe de Lula não apareceu. Logo, logo verei meu eterno Presidente com sua barba, que lhe é tão peculiar.

Não podemos nos esquecer que esse grande homem é um nordestino, de Garanhuns, Pernambuco, retirante como tantos outros brasileiros que fugiram da seca e da miséria, torneiro mecânico em São Paulo, líder sindical, que a elite e a mídia reacionária taxavam de analfabeto na tentativa de desqualificá-lo, e para desespero de muitos, ele ainda é  um Silva... Isso incomodou e incomoda até hoje, muita gente...

Quero registrar a minha felicidade de ter cumprido a tarefa de ter ajudado a eleger Dilma Presidente, primeira mulher eleita neste país, que tem demonstrado sua força, sua competência em administrar o Brasil. Assim como Lula, foi ultrajada, porém por sua condição de mulher, de forma muito mais agressiva, quando os adversários, que representavam a mesma elite e a mesma mídia preconceituosa, reacionária e vil,  desceram ao sub-solo e  atacaram sua honra, sua sexualidade, sua espiritualidade e até sua história de mulher militante. Mas o povo respondeu nas urnas, derrotando a rede Globo, A revista Veja, a Folha de São Paulo e todas as forças retrógradas deste país. A página da ditadura midiática foi definitivamente virada em nosso país, graças a Deus.

Obrigada minha família, meus eleitores, meus companheiros de partido e todos que me ajudaram a cumprir a tarefa de eleger meu companheiro Carlos Casteglione Prefeito deste município. Nosso sonho brotou da militância ou nossa militância brotou do sonho da transformação da sociedade, ou ambas as coisas, o que importa é que depois de termos dedicado nossa juventude à esta causa, concretizamos o sonho, que está sendo materializado em vossas ações.

Quero externar aqui que V. Excia é uma das pessoas mais sensíveis e mais humanas que já conheci.

A responsabilidade e a transparência com que cuida dos recursos públicos é uma marca importante de seu governo. Nunca na história deste município tivemos merenda escolar com a qualidade que temos agora; escolas construídas, reformadas e ampliadas obedecendo aos padrões de qualidade; uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal; formação continuada para os profissionais do magistério.

Nunca na história deste município tivemos uma valorização da cultura (popular e erudita) como temos agora, quando temos realizado grandes eventos, como a festa da cidade, a bienal, o carnaval, a feira da bondade, só para citar os maiores, com grande qualidade e respeitando a opinião e o gosto dos munícipes. Além da conservação e da valorização do patrimônio material, como a Casa de Cultura Roberto Carlos, o Museu Ferroviário, A Casa da Memória e a Casa dos Braga, entre outros.

Nunca na história deste município nós tivemos tantas obras nas periferias, como escadas com patamar e corrimão, asfaltamentos, drenagens, construções de capela mortuária, reformas de pontes, muro de arrimo esperado há anos pela população, e o mais importante, grande parte dessas obras escolhidas pelas comunidades pelo Orçamento Participativo.

Nunca na história desse município o homem do campo foi tão valorizado, com programas que incentivam a agricultura, a piscicultura e outras atividades do setor primário, promovendo a produtividade no interior.

Nunca na história deste município houve uma geração de emprego no volume que está ocorrendo, isto porque a administração ganhou a credibilidades das empresas investidoras.

A ansiedade popular tem sido grande, devido ao longo tempo que ficaram à margem das decisões, porém vossas respostas tem sido precisas, recuperando obras que, algumas delas pareciam impossível, como o Ginásio do Aeroporto, A Escola Pedro Nolasco, no Paraíso,  o muro do Sumaré e do Recanto, e agora a Ponte de Pedestre da Samuel Levi.

Nunca na história deste município, os conselhos foram tão fortalecidos e respeitados como órgão de controle social.

Ao assumir a administração de nosso município, V. Ex. não adotou a abominável prática da "caça às bruxas", prática esta tão comum em outras épocas e que consiste em perseguir e aniquilar aqueles que não comungam das mesmas idéias e que fizeram opção ideológica diferente.

V. Ex. fez o contrário, valorizou os servidores de carreira, respeitando seu profissionalismo, independente da opção ideológica. A democracia avançou a passos largos sob sua gestão e Cachoeiro respira outros ares... Ares da liberdade, da seriedade com a gestão pública, da ética e da transparência.

Parabéns Sr. Prefeito, por estar fazendo de Cachoeiro um lugar melhor para vivermos.

Coloco o meu brevíssimo mandato, este ano, à disposição da democracia, do povo de Cachoeiro e de meus 1.158 eleitores, que confiaram em mim e que honrarei cada voto de confiança depositado nas urnas.
Muito Obrigada.

Um comentário: